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"ORUNMILA ATI GBOGBO OKANKANLENIRINWO IRUNMOLE A GBE YIN O"


RIQUEZA DA CIDADE

ESU/EXU (DIVINDADE DE SANÇÃO) COM ALCUNHA DE: ESU-ODARA, OLA'LU, ELEGBAA, OKIRI-OKO etc. ESTÁ SEMPRE COM PEDRA "YANGI" (uma rocha metamofórica) COMO SEU OBJETO DE INVOCAÇÃO.

A MÍSTICA RENASCIMENTO DE EXU FOI ARQUIVADO NO CAPITULO SAGRADO DE "OSE-OTURA"

ESSE CAPÍTULO NÃO FAZ PARTE DOS "ODUS" PRINCIPAIS (AWON OJU ODU), MAS COMO COMBINAÇÃO SAGRADA; É MUITO IMPORTANTE DENTRO DA ESTRUTURA GLOBAL DE "IFA"

OS BABALAWOS/BABALORISAS/IYALORISAS SEMPRE LEVAM OFERENDA TODOS OS TEMPOS AO LUGAR ONDE EXU ESTÁ ASSENTADO.

MAIORIA DOS POEMAS DE IFA FALAM DELE. NUM MOMENTO, COMO MENSAGEIRO DIVINO DE IFA E OS ORIXÁS. E, NO OUTRO MOMENTO, COMO DIVINDADE QUE VEM FORTALECER IFA.

DENTRO POEMA DE IFA, ENCONTRAMOS ALGO ASSIM: 'ni ORUNMILA ba ti ASE-ESU bo'nu!'

isto é: IFA RESOLVER FAZER ALGO COM PRECISÃO; SOMENTE O COMANDO/A FORÇA VITAL DE EXU RESOLVERÁ TAL ASSUNTO.

AS VEZES, EXU TORNA-SE UM PARCEIRO FIEL DE IFA; COMO TAMBÉM, TENTADOR DE IFA.

E DIFÍCIL EXPLICAR DE FATO O RELACIONAMENTO ENTRE IFA E EXU; DO MESMO MODO, E DIFÍCIL APONTAR O PAPEL DE EXU NESSA PARCERIA COM IFA PORQUE ELE COMO DIVINDADE DE SANÇÃO FAÇA 'O BEM' E 'O MAL' INCONDICIONALMENTE.

"ORIKI" (laudatório) DELE MOSTRAM CLARAMENTE A SUA NEUTRALIDADE; (NÃO FAZEM AMIZADE COM NINGUÉM) "OKU YAN OMO TI'E L'ODI; ANTORI OMO OLOMO" (A MORTE ESTÁ ZANGADA COM SEU PRÓPRIO FILHO, IMAGINE FILHO DE OUTREM)

ATRAVÉS DE EXU, A LINGUAGEM HUMANA TORNA-SE LINGUAGEM DO ESPÍRITO; DE MESMO MODO QUE ATRAVÉS DELE, QUE A LINGUAGEM DO ESPÍRITO TORNA-SE LINGUAGEM HUMANA.

EXU É NOTADO COMO TRAPACEIRO; isto é: FORÇA DA NATUREZA QUE APRESENTA CAOS E DESORDEM DENTRO PROCESSO DE EVOLUÇÃO.

IFA IDENTIFIQUE  ELE COMO FONTE DE CAOS E DA VIRILIDADE. FOI EXU QUE CAUSOU OS DEZESSEIS "ODUS" PRINCIPAIS A REPRODUZIREM; FORMANDO OS RESTANTES DUZENTOS E  QUARENTA COMBINAÇÕES QUE INCLUÍREM O CORPO INTEIRO DOS "ODUS."

40"ORUNMILA LO DODEDE NIBERE,

     IFA; MO NI, TA LO TO ALASAAN BA R'OKUN?

     ELEGBARAA NI OUN LO TO ALASAAN BA R'OKUN

     NWON NI NJE BO O BA RIN TITI;

     BO O BA BURIN BURIN

45 BO O BA DELEE KETU;

     ILEE BABAA RE NKO?

     BI NWON BA FUN O LAKUKO ADIE'

    PELU OPOLOPO EPO NKO?

     ELEGBARAA NI BI MO BA TI YO TAN

50 NG O PADA SILEE MI NI

     NWON NI ELEGBARAA O TO ALASAAN BA R'OKUN."

                                                                                             -De Capitulo Sagrado: OGUNDA-MEJI(9)

 

ORUNMILA DIZ: ABAIXA-SE DIANTE UMA ENTRADA

IFA; DIGO EU: QUEM ENTRE VOS DEUSES IRÃO COM SEU ADEPTO NUMA VIAGEM PELOS MARES?

EXU RESPONDEU QUE IRA COM SEU ADEPTO NUMA VIAGEM PELOS MARES.

INDAGARAM-LHE: O QUE FARIA DEPOIS UMA VIAGEM TÃO LONGE

CAMINHANDO, CAMINHANDO

ATE SUA CIDADE EM KETU;

MORADIA DE SEU PAI?

SE SACRIFICASSEM-LHE UM GALO

COM BASTANTE ÓLEO DE DENDÊ?

EXU RESPONDEU: ENQUANTO SATISFEITO

VOLTAREI PARA MINHA CASA.

DISSERAM QUE EXU NÃO PODERÁ IR AOS MARES COM SEU ADEPTO'

 

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"EXU MA SE MI/WA; OMO ELOMI NI O SE!"

                                                                                    -ASE OKANKANLENIRINWO IRUNMOLE! IRE O!!!!!!!!!!!

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